Envie-me um postal!

Gostaria de ver a sua cidade, a sua região, o seu país ou o que você gosta aqui no blog? Envie um postal!

Blog Postais & Selos
Av. Sinval Sales Pereira, 239,
Montezuma, MG, 39547-000
BRAZIL

Participe! Muito Obrigado!

domingo, 7 de julho de 2013

BR-0023 Parque Estadual da Serra das Araras

Vamos começar a semana com a beleza paradisíaca e ecológica das Veredas...

friend Léo


O Parque Estadual da Serra das Araras, criado em 1998 por Decreto Estadual do Governo do Estado de Minas Gerais, se destaca, pelos seus paredões, seus diversos ecossistemas considerados como de preservação permanente (veredas, matas ciliares, nascentes e topos de morros) e seus sítios geomorfológicos que funcionam como habitat e criadouro natural de espécies de araras ameaçadas de extinção (arara-vermelha e arara-canindé), que dão nome a serra.

A região é preenchida por inúmeras Veredas (cabeceiras pouco profundas), que fornecem alimento e abrigo para a reprodução de treze espécies da fauna ameaçadas de extinção e paisagens naturais de grande valor. Sua cobertura vegetal é formada predominantemente pelo cerrado e ecossistemas associados (matas ciliares e veredas). Dentre as espécies ocorrentes no cerrado, destacam-se aquelas cujos frutos são utilizados pela fauna como alimento: fava d'anta, mangabeira, pequi, jatobá-de-cerrado, araçá, gabiroba, dentre outras. Nas veredas e matas ciliares há presença marcante da palmácea buriti e da pindaíba.

A riqueza do cerrado em espécies com frutos e flores comestíveis, bem como os abrigos que o arenito da borda das chapadas propicia contribuem particularmente para a preservação da avifauna, em especial das espécies arara-vermelha e arara-canindé.

Entre os mamíferos, o destaque é para o veado-galheiro ou sussuapara, espécie extremamente rara em Minas Gerais, que ocupa as áreas alagadas das veredas, além do veado-campeiro, onça-parda, jaguatirica, gato-mourisco, lontra, tatu-canastra e o tamanduá-bandeira.

Com área total de 11.137 hectares, está inserido no município de Chapada Gaúcha, extremo noroeste do Estado.



Discretamente, o Léo vai me regalando também com os selos da Série Comemorativa dos 350 anos do correio brasileiro de 2013! Aqui, o 17º da série, com o início da Triagem Mecânica de correspondências, em 1940, com as máquinas holandesas TRANSORMA, instaladas no Correio Geral do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário