Envie-me um postal!

Gostaria de ver a sua cidade, a sua região, o seu país ou o que você gosta aqui no blog? Envie um postal!

Blog Postais & Selos
Av. Sinval Sales Pereira, 239,
Montezuma, MG, 39547-000
BRAZIL

Participe! Muito Obrigado!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

BR-0022 Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato

Esse tá aberto para visitação e fica ao lado da Rodovia BR-040, não há como não visitar (ah, seu falastrão, você mesmo nunca visitou...)!

friend Léo

A gruta Rei do Mato, situada no município de Sete Lagoas, região metropolitana de Belo Horizonte, passou a ser Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato. A Lei Estadual nº 18.348/2009, define a área como Unidade de Proteção Integral, na categoria de Monumento Natural Estadual. A unidade fica sob responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e caberá ao órgão as medidas necessárias para administrar o Monumento.

O Monumento, com uma área de cerca de 140 hectares e perímetro de aproximadamente cinco mil metros, receberá uma série de investimentos em infraestrutura para recepção turística e proteção aos sítios naturais. 

O gerente da UC explica que o Monumento fará parte da Linha Lund, um projeto desenvolvido pelo Governo de Minas, através do IEF e da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, com a intenção de criar um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital mineira, formado principalmente pelas grutas Lapinha, em Lagoa Santa; Maquiné, em Cordisburgo; e Rei do Mato, em Sete Lagoas.

A Gruta Rei do Mato está sob tutela do poder público desde 1984, com o objetivo de proteger a fauna, a flora, os monumentos naturais e as cavidades e abrigos com vestígios espeleológicos, paleomeríndios e jazidas arqueológicas ou pré-históricas de qualquer natureza na área de sua circunscrição.

Monumento Natural

É uma categoria de unidade de conservação do grupo de uso sustentável, com o objetivo básico de preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Esse tipo de espaço pode ser constituído por áreas particulares desde que seja possível compatibilizar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários.



O selo é o quinto de 24 diferentes que compõem a série especial comemorativa aos 350 anos do correio brasileiro, neste ano de 2013; no caso, comemora-se o ano de 1843, quando se lançaram os primeiros selos postais brasileiros: os Olhos-de-Boi. Com mais de 9 milhões de unidades emitidas, é um dos mais disputados selos na filatelia mundial, com exemplares atualmente variando de R$ 70,00 a R$ 2.310.000,00 (conforme o Clube Filatélico do Brasil)!!! São 170 anos de história...

Ah, outro dia até enviei um postal com um Olho-de-Boi, adquirido junto a Schimittstamps:


Um forte abraço aos amigos e amigas que acompanham o nosso blog! Obrigado Leonardo por enriquecê-lo mais e mais!

2 comentários:

  1. Caro Denis,

    Eu sou realmente um falastrão... como pude morar por 1 ano e meio em Sete Lagoas e NUNCA vistar a gruta?

    P.S.: Você enviou um postal com um olho-de-boi? Como assim?

    ResponderExcluir
  2. Hein Ogusuku, o falastrão no caso aí sou eu, não você! O postal, na verdade, só tem uma imagem do Olho-de-Boi, não tem ele original, me expressei mal... Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir