Envie-me um postal!

Gostaria de ver a sua cidade, a sua região, o seu país ou o que você gosta aqui no blog? Envie um postal!

Blog Postais & Selos
Av. Sinval Sales Pereira, 239,
Montezuma, MG, 39547-000
BRAZIL

Participe! Muito Obrigado!

domingo, 23 de junho de 2013

BR-0018 Parque Estadual Veredas do Peruaçu

Mais um Parque de Minas, o imponente Veredas do Peruaçu. Aqui não se vislumbra as veredas maravilhosas desse santuário, com outras tomadas que há pelo ilustre Evandro Rodney, mas faça uma busca pela net ou uma viagem virtual pelo Google Earth, isso se você não se prontificar a ir ao norte de Minas... As Veredas são a minha fitofisionomia preferida, e me orgulho de já ter trabalhado pela preservação de alguns hectares delas... Obrigado Leonardo!

friend Léo


Criado pelo Decreto Estadual nº. 36.070, de 27 de setembro de 1994, com uma área total de 30.702 hectares, o Parque Estadual Veredas do Peruaçu abriga um complexo de veredas e lagoas, formando um ambiente de textura argilosa. Destaca-se a vereda do Peruaçu, que dá origem ao nome da unidade de conservação (significa 'gruta grande'), com seus 37 quilômetros de comprimento decorados por palmeiras e burtis de até 20 metros de altura. Outras das veredas de menor extensão também são encontradas no Parque como a Comprida, dos Lopes, da Lagoa Azul, da Passagem, da Cruz entre outras.

A unidade de conservação abriga ainda seis lagoas: Jatobá, dos Patos, do Meio, Junco, Carrasco e do Jacaré. A vegetação do Parque é a Caatinga, o Cerrado e as florestas, geralmente matas ciliares responsáveis pela conservação do curso das águas do Rio Peruaçu. As principais espécies presentes na mata são a aroeira do sertão, a braúna, o pau-preto e uma variedade e quantidade de plantas medicinais.

A fauna é rica e diversificada, com destaque para a ocorrência de lobos-guará, cotias, jaguatirica, ariranhas, antas, mico-estrela, veados-campeiros e sussuaparas. Também são encontradas onças pardas, tamanduás-bandeira, caititus, tatus, pacas, jacarés, jararacas, cascavéis e sucuris, dentre outros.

Há mais de 250 pássaros catalogados no interior do parque, entre eles esta a ‘maritaca', o ‘quem-quem' e aves endêmicas do entorno, como o ‘sebinho de fronte vermelha', a ‘maria-preta' e o ‘arapaçu do rio São Francisco'.

As belezas naturais do parque foram esculpidas pelas águas e podem ser apreciadas nas rochas calarias, que formam uma zona cárstica de grutas e cavernas sendo difícil listar a mais importante, em função da variedade e riqueza pontual de cada uma.



O selo comemora a edição de 2013 da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco. No valor facial de R$ 1,20, o selo teve uma emissão de 600.000 unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário