Envie-me um postal!

Gostaria de ver a sua cidade, a sua região, o seu país ou o que você gosta aqui no blog? Envie um postal!

Blog Postais & Selos
Av. Sinval Sales Pereira, 239,
Montezuma, MG, 39547-000
BRAZIL

Participe! Muito Obrigado!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

BR-0017 Parque Estadual do Pico do Itambé

Continuando o projeto "Parques de Minas", vamos viajando por belezas naturais protegidas no Estado de Minas Gerais... Obrigado Léo!

friend Léo


Com uma área total de 4.696 hectares, dentro de três municípios, a saber, Santo Antônio do Itambé, Serro e Serra Azul de Minas, o Parque Estadual do Pico do Itambé possui riquezas naturais como cachoeiras, cursos d'água e vegetação únicas. Abrange em seus domínios, várias nascentes e cabeceiras de rios das bacias do Jequitinhonha e Doce. No Parque situa-se o Pico do Itambé, com seus 2.002 metros, um dos marcos referenciais do Estado.

Campos rupestres de altitude e cerrado compõem a cobertura vegetal nativa do Parque. Nos fundos de vales ocorrem manchas de solos de aluvião, de maior fertilidade, sobre os quais se desenvolve exuberante mata pluvial altimontana, onde podem ser encontradas espécies como o pau-d'óleo, a sucupira, o ipê, o cedro, o jatobá, o ingá e a candeia, entre outras. Nos campos de altitude ocorrem espécies raras e endêmicas de orquídeas.

Uma fauna bastante rica relaciona-se com a diversidade florística e com os recursos hídricos. Dentre os animais, constantes da lista oficial de animais ameaçados de extinção, destacam-se a onça-parda e o lobo-guará.

Vamos curtir sua página no Facebook?



O selo é o primeiro de 24 diferentes que compõem a série especial comemorativa aos 350 anos do correio brasileiro, neste ano de 2013; no caso, comemora-se o ano de 1663, quando se iniciou regularmente a atividade postal no Brasil. Puxa, mais de 160 anos após o descobrimento?! Mas e a Carta de Pero Vaz de Caminha?! Ah, é verdade, preste atenção no advérbio regularmente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário